Harmonização facial
A harmonização facial é caracterizada por um conjunto de procedimentos, realizados para promover simetria e o equilíbrio das proporções faciais. A técnica consiste em aumentar os lábios, elevar as sobrancelhas, corrigir ou diminuir o tamanho e formato do nariz, dentre outros.
Como é feita a harmonização facial?
Em geral, a harmonização facial é realizada através da análise facial do paciente. O médico, em primeiro lugar, considera as queixas do paciente e avalia seus traços naturais, formato do rosto e demais características para que o conjunto se torne mais proporcional sem perder a naturalidade.
Após a etapa inicial, é feito o planejamento do tratamento, utilizando técnicas e procedimentos que são aplicados de forma minimamente invasiva, sem a necessidade de sedação, internação hospitalar ou anestesia mais profunda.
Alguns tratamentos realizados na harmonização facial
Elevação da sobrancelha
Sobrancelhas mais altas valorizam o olhar, deixando a expressão mais jovial e alegre. Com a elevação da pálpebra superior, é possível proporcionar mais leveza ao terço superior. O procedimento é indicado para pacientes que possuem olhos pequenos, excesso de pele sobre os olhos e/ou sobrancelhas caídas.
Pálpebras inferiores
Com a harmonização facial, as linhas finas que se formam nas pálpebras inferiores podem ser diminuídas. Além disso, as bolsas de gordura são minimizadas e o olhar se torna mais radiante.
Malar
O malar compreende a região das maçãs do rosto, considerando um dos pontos de destaque. Com a volumização da área, a face se torna mais fina, com contornos mais definidos. Além disso, os sinais do envelhecimento como a sensação de derretimento facial e o bigode chinês são minimizados, deixando a aparência mais jovial.
Contorno
Em especial, o emagrecimento acelerado e o envelhecimento deixam os contornos faciais menos definidos. Com a harmonização facial, é possível buscar um delineado mais evidente ao redor do rosto, proporcionando um contraste entre a face e o pescoço.
Preenchimento de mento (queixo)
É indicado para pacientes que possuem a papada acentuada ou queixo pequeno, características que afetam, principalmente, o perfil do rosto. Com a região do mento mais projetada, a aparência da papada é reduzida, os contornos faciais ficam mais definidos e o rosto fica mais harmônico.
Preenchimento labial
Um dos pontos que mais se destaca no rosto são os lábios, se tornando, na maioria das vezes, a região de mais importância para quem busca a harmonização facial. Com o preenchimento, os lábios tornam-se mais volumosos, com contornos mais definidos ou, ainda, a boca fica mais projetada e em equilíbrio com as demais partes do rosto.
Os resultados da harmonização facial
Entre os principais resultados se destacam a melhora da simetria e a uniformidade do rosto, que incluem aspectos como:
Contornos definidos
A harmonização está relacionada à projeção e ao alongamento da face, principalmente na região da mandíbula e do maxilar, bem como do osso zigomático e do mento. Em geral, as linhas do rosto bem-definidas destacam o visual, tornando-o mais marcante e atraente.
Harmonia facial
Com base na análise inicial, é possível identificar e corrigir as áreas do rosto que perderam o volume e a sustentação, assim como as que apresentam sinais de envelhecimento mais acentuados, deixando a pele mais firme, jovem e harmônica.
Diminuição de rugas
Através das técnicas aplicadas na harmonização facial, é possível reduzir a presença de rugas e linhas de expressão, melhorando a flacidez e outros aspectos que provocam sulcos, sem perder a naturalidade.
Número de sessões e duração dos resultados
O número de sessões necessárias e o tempo de recuperação, assim como a duração dos resultados, variam de acordo com as técnicas utilizadas em cada paciente. Para isso, é importante fazer uma avaliação com um profissional que possa responder todas as suas dúvidas e realizar os procedimentos de forma segura e eficiente.