Luz intensa pulsada
A luz intensa pulsada ou, simplesmente, luz pulsada, é o procedimento capaz de tratar inúmeras insatisfações estéticas em diferentes regiões do corpo, por meio de flashes de energia.
O que é luz intensa pulsada?
A luz intensa pulsada é um tratamento não invasivo que, através de flashes de luz, age atenuando pigmentos da pele como sardas, manchas solares, manchas do envelhecimento e rosáceas. As opções desse procedimento são bem amplas, e ele pode ser indicado para diferentes regiões do corpo, como axilas, pernas, virilhas e abdômen.
É um dos procedimentos mais realizados no inverno, pois não pode ser realizado em pele bronzeadas, mais comuns no verão.
Como é realizado o procedimento de luz pulsada?
Durante o procedimento são emitidos disparos de luz em diferentes comprimentos de onda, cada um projetado para tratar um problema específico da pele. A luz é absorvida por pigmentos escuros ou por vasos sanguíneos anormais, aquecendo-os e causando sua destruição seletiva.
Além disso, a luz intensa pulsada pode estimular a produção de colágeno, proteína essencial para manter a sustentação e a elasticidade da pele. Com o tempo, a pele se regenera, resultando uma aparência mais uniforme, tonificada e rejuvenescida.
Indicações de tratamento
A tecnologia da luz pulsada pode ser aplicada para diferentes insatisfações, como:
- Rosáceas;
- Manchas do envelhecimento;
- Rugas e linhas finas;
- Cicatrizes de acnes;
- Cicatrizes e estrias vermelhas;
- Olheiras;
- Remoção de tatuagens.
Duração da sessão
O tempo da sessão varia de acordo com a região tratada. O indicado é que seja realizada uma sessão por mês, dependendo da necessidade do paciente. Os resultados do procedimento são notados logo na primeira sessão.
Cuidados pós-procedimento de luz pulsada
Para que o resultado seja alcançado da forma esperada, é preciso seguir algumas orientações médicas até que a vermelhidão desapareça, tais como:
- Evitar uso de cosméticos na área tratada;
- Evitar nadar, especialmente em piscinas com produtos como cloro, banheiras quentes e jacuzzis;
- Não realizar atividades que causem transpiração excessiva;
- Durante o banho, evitar esfregar agressivamente, usar esfoliantes ou esfregar com escovas a pele tratada;
- A lesão escurece estre as primeiras 24 e 48 horas após o procedimento. Depois desse período, ela começará a incrustar e descascar durante um período que varia entre 7 e 21 dias. Nessa fase, não puxe, coce ou remova as casquinhas;
- Entre 21 e 30 dias após o procedimento, a lesão estará curada e continuará a desaparecer de 6 a 8 semanas após esse momento;
- Proteção solar é imprescindível.
Até que a vermelhidão se resolva, evite:
- Aplicar cosméticos na área tratada;
- Nadar, especialmente em piscinas com produtos como o cloro;
- Banheiras quentes e jacuzzis;
- Atividades que causam transpiração excessiva;
- Exposição solar nas áreas tratadas. Recomenda-se o uso de protetor solar FPS 30 ou mais para prevenção de mudanças na coloração da pele.
Luz intensa pulsada em Porto Alegre
O sucesso do procedimento depende da expertise do profissional. Então, é indicado que seja buscado um profissional de sua confiança e que possa atender às suas necessidades. Para mais informações, agende sua avaliação com a Dra. Ana Cristina, em Porto Alegre/RS.